COMUNIDADE CRISTA PAZ E VIDA SEDE TABOÃO DA SERRA- ESTRADA BENEDITO CESARIO DE OLIVEIRA 630 TEL 0XX11-4139-3545 whatsapp(11)94777-2854

terça-feira, 11 de maio de 2010

OS SETE MERGULHOS DE NAAMÃ


Texto base: 2 Reis 5.1,9-14.

Naamã era chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor e de muito respeito; porque por ele o Senhor dera livramento aos siros; e era este varão homem valoroso. Estes são alguns dos atributos que a bíblia diz do General Naamã.
Ele era conhecido pelo seu povo e por todos que ouviam falar da sua fama como um grande estrategista militar, como um grande guerreiro, um grande homem, a quem até o rei o admirava pela coragem, determinação e suas conquistas.
Mas a bíblia continua dizendo que Naamã era um grande homem, de respeito, valoroso, porém leproso.

A lepra é uma doença caracterizada pela brancura, inchaços e tumores que desfiguram a pele. No antigo testamento os leprosos eram obrigados a morar longe das pessoas, e quando se aproximassem delas, deveria gritar: Imundo, imundo! Para alertar a respeito da sua anomalia física.
As pessoas que contraíssem a lepra eram consideradas imundas, amaldiçoadas, e por conseqüência viviam solitários e a margem da sociedade da época.
Naamã vivia dois extremos na sua vida, um era o seu aspecto exterior no convívio da sociedade (um grande general) e o outro era o aspecto no interior da sua casa (um leproso).
E Naamã viveu por algum tempo este dilema, até que um dia a menina de Israel que trabalhava na sua casa lhe falou sobre o profeta Eliseu e da possibilidade de se tornar limpo da lepra.
Naamã mais do que depressa toma todas as atitudes necessárias para ir até o profeta Elizeu. Chegando lá o profeta nem o recebe, apenas manda recado para que ele se lave 7 vezes no rio Jordão.

1- Mergulho da Disposição: Pelo fato de ser da alta patente no exército Naamã se achava grande, pelas sua grandes conquistas ele se ensoberbeceu.Era leproso, porém orgulhoso.
Quando chegou até Elizeu pensou que iria ser recebido como um grande General cheio de recomendações, quando na realidade o profeta nem o recebe, apenas manda um recado, vai se lavar no Jordão.
A palavra Jordão significa aquele que desce, em outras palavras Eliseu estava dizendo a Naamã, você esta muito orgulhoso, vai se humilhar primeiro.
Para entrar no Jordão e tomar banho é necessário tirar a farda, tirar as medalhas, tirar a capa e expor a lepra.muitas vezes temos problemas diante da sociedade de nos expormos como somos, mas é isso que Deus quer nos expormos para Ele. Quando Naamã recebe a ordem, estava acostumado a dar ordens e não recebê-las, mas isso estaria provando para ele mesmo que é preciso mudar para receber algo da parte de Deus.Dessa mesma maneira muitas das vezes é necessário nos despirmos do nosso rótulo, deixar de lado os nossos títulos e condecorações e chegarmos diante de Deus com humildade e sem estampa, apenas como somos de verdade.para receber o milagre Naamã deveria descer até o Jordão e se banhar nas águas sujas daquele rio.

2- Mergulho da Obediência: Naamã pensou que iria ser curado de uma forma, mas Deus quis curá-lo de outra. Por isso ele precisava obedecer à voz do profeta e continuar a se lavar no rio.
Quantas das vezes nós queremos receber algo de Deus, mas do nosso jeito, meu amado irmão Deus age do jeito que Ele quer, quando Ele quer e como Ele quer.
Precisamos aceitar a maneira de Deus agir e obedecer, do contrario não conseguiremos alcançar a vitória.
3- Mergulho da Contribuição: Naamã precisava contribuir com o seu milagre, ele estava debaixo de uma palavra agora ele precisava contribuir.
Existem muitos crentes hoje que não contribuem para o seu milagre. Ficam esperando tudo, fica esperando cair do céu, vê o mar fica esperando o mar se abrir, vê uma muralha fica esperando a muralha cair, vê um gigante fica esperando o gigante cair, e le fica esperando, esperando ,esperando... Jesus vai voltar e ele fica esperando...
Você precisa se levantar e ir a luta, contribuir com o seu milagre!!!
Existem pessoas que gostam de explorar a fé dos outros, e dizem Pastor ora pra mim! Mas não lê bíblia, não faz um jejum, não consagra a vida, não ora, não dá nenhum glória a Deus !!! E quer receber, o salmista certa vez disse: Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei!!! tem que contribuir, tem que buscar se não alcança.

4- Mergulho da Perseverança: Naamã já havia dado três mergulhos e nada havia acontecido agora ele precisava perseverar e continuar a mergulhar como o profeta havia dito.
Quantos de nós começamos algo e não terminamos:
Começamos uma campanha e não terminamos, começamos um curso e não terminamos, começamos um projeto e terminamos, começamos um namoro e não vamos até o fim, acabamos deixando tudo pela metade e não concluímos nada.
A bíblia diz em Salmos 126.6- Aquele que segue andando e chorando com certeza trará consigo os seus molhos.
Temos que seguir até o fim para conquistarmos porque a bíblia diz em Eclesiastes 7.8-Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas.

5- Mergulho da fé: Agora ele já havia dado 4 mergulhos, e nada ainda havia acontecido, a lepra ainda estava lá, os seus soldados estavam todos olhando Naamã despido se lavando no rio e nada ainda havia acontecido. É neste momento que aqueles que estão ao seu redor começam a dizer que você está perdendo temo na igreja, que nada vai acontecer, e que você não vai conseguir. Mas é neste momento também que você precisa ter fé e acreditar no seu milagre.
Em hebreu 11.13- A bíblia diz que os pais da fé eles viam as promessas de longe creram e abraçaram as promessas. Nestes momentos de indecisão nós precisamos ter fé e abraçar a nossa promessa.

“6-Mergulho do Entusiasmo: A palavra entusiasmo no original quer dizer ‘‘Deus dentro do homem”, é a força que se precisa ter na reta final da sua trajetória ao milagre.

7- Mergulho da Vitória: Esse é o mergulho da conquista, da realização, esse é o mergulho que quando você levanta está totalmente curado e todos estão ao seu redor espantado com o milagre de Deus na sua vida, e então eles tem que declarar que só o Senhor é Deus!
Meu querido tenha humildade, obediência, contribua,busque, tenha perseverança, fé, entusiasmo e alcance a sua vitória em o nome de Jesus!
Que Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário: