COMUNIDADE CRISTA PAZ E VIDA SEDE TABOÃO DA SERRA- ESTRADA BENEDITO CESARIO DE OLIVEIRA 630 TEL 0XX11-4139-3545 whatsapp(11)94777-2854

ESTUDO BIBLICO

Apocalipse 13
1)E vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia.
TEMOS QUE TER EM CONSIDERAÇÃO QUE O APOCALIPSE FOI ESCRITO NO 1º SÉCULO E ESPECIALMENTE AOS CRISTÃOS QUE VIVIAM SOB O DOMINIO ROMANO. QUANDO JOÃO VÊ A BESTA QUE SOBE DO MAR DEVEMOS ENTENDER QUE O MAR SIGNIFICA NAÇÕES E A BESTA PREFIGURA UM ANIMAL SEM ALMA E ESTA QUE SOBE É O ANTICRISTO. CHIFRES E CABEÇAS REPRESENTAM DOMINIO E O NOME DE BLASFEMIA É QUE ELE SE LEVANTA CONTRA TUDO QUE SE CHAMA DEUS. AS CABEÇAS SÃO SETE REIS QUE MAIS TARDE VEREMOS NO CAP 17.
2)E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio.
NOTEMOS UMA SEMELHANÇA NA BESTA DE DANIEL 7.2,3 QUE ELE VIU QUATRO ANIMAIS E AGORA, JOÃO VE APENAS UM ANIMAL SEMELHANTE E COM AS CARACTERISTICAS DOS QUATRO, E O DIABO DÁ O SEU PODER A ELE, POIS O ANTICRISTO É A OBRAPRIMA DO DIABO.
3)E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta.
NÃO SABEMOS AO CERTO SOBRE ESTA FERIDA, MAS O MUNDO SE MARAVILHA COM TUDO O QUE NÃO ENTENDE. NOTE QUE A CABEÇA FOI MORTALMENTE FERIDA E NÃO QUE MORREU E O MUNDO SEGUIU A BESTA(O ANTICRISTO)
4)E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?
SEM O MUNDO SABER, ADORARAM A SATANAZ, O DRAGÃO E O MUNDO SE ALEGRA PENSANDO QUE A BESTA, IRÁ VENCER ESTA GUERRA, O MUNDO POR FALTA DA REVELAÇÃO DIVINA,PENSAM QUE NÃO EXISTE NINGUÉM SUPERIOR AO DIABO.
5)E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses.
O TEXTO MOSTRA A ARROGANCIA DA BESTA, O MUNDO SE EXALTA DE VER TAMANHO PODER, MAS ELA TERÁ UM PODER DE TEMPO LIMITADO(42 MESES)
6)E abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu.
O NOME REPRESENTA A PESSOA, AQUI ELE ESTA DIFAMANDO O PROPRIO DEUS.
7)E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação.
ACONTECEU EM APOC 11.7(AS DUAS TESTEMUNHAS), O SEU PODERIO SOBRE AS NAÇÕES É LIMITADO POIS O DIABO SÓ PODE FAZER AQUILO QUE DEUS MANDA.
8)E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
TODOS OS QUE NÃO ACEITARAM A JESUS COMO SENHOR E SALVADOR VÃO ADORAR A BESTA
9)Se alguém tem ouvidos, ouça.
VIGIAR SEMPRE
10)Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a paciência e a fé dos santos.
EXISTEM DIVERSAS INTERPRETAÇÕES ACERCA DESTE VERSICULO, MAS O MAIS PROVAVEL É QUE O SENHOR ESTÁ SE REFERINDO AQUELES QUE ADORAM A BESTA. POIS OS SANTOS SÃO PERSEGUIDOS SEMPRE, MAS SABEM QUE A JUSTIÇA PERTENCE A DEUS E CEDO ELA VIRÁ AQUELES QUE NÃO ADORAM AO SENHOR.
11)E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como o dragão.
O MAIOR PROBLEMA, NÃO É A BESTA QUE SOBE DO MAR (ANTICRISTO) E SIM AQUELA QUE SOBE DA TERRA, O FALSO PROFETA. ESSES DOIS, NÃO VEM DO CÉU E SIM DA TERRA, NÃO SÃO DE DEUS. ESSA BESTA NÃO É TÃO TERRIVEL DE APARENCIA COMO A 1º, TEM APARENCIA DOCIL, PARECENDO UM CORDEIRO MAS FALAR COMO O DRAGÃO E AGIRA COMO O DRAGÃO.
12)E exerce todo o poder da primeira besta na sua presença, e faz que a terra e os que nela habitam adorem a primeira besta, cuja chaga mortal fora curada.
ASSIM COMO O ESPIRITO SANTO FALA PARA TODOS ADORAREM A DEUS E A JESUS, ESSA BESTA (O FALSO PROFETA) TAMBÉM FALA PARA O MUNDO ADORAR AO DRAGÃO E O ANTICRISTO.
13)E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens.
ELE FAZ MILAGRES, COMO JESUS FAZ E A ÚNICA MANEIRA DE É CRER VERDADEIRAMENTE NA VERDADE.
14)E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia. MANDA FAZER UMA IMAGEM DE ADORAÇÃO
15)E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta. PODE SER ACERCA DA IMAGEM DA TELEVISÃO E O INICIO DA PERSEGUIÇÃO.
16)E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas, ASSIM COMO O SENHOR ASSINALOU NA TESTA OS SEUS, O DIABO QUER, NÃO SOMENTE ASSINALAR NA TESTA, MAS TAMBÉM DA MÃO.
17) Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome. HAVERÁ CONTROLE TOTAL. 18) Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis. QUANDO SE FALA SOBRE O 666, PENSO QUE SERÁ UMA TRINDADE SATANICA, REPRESENTADA PELOS HOMENS. PORQUE 6 É Nº DE HOMEM, O HOMEM FOI CRIADO NO SEXTO DIA. 666, REPRESENTA O NUMERO DO HOMEM, POIS SATANÁZ SÓ ENTENDE AS COISAS DO HOMEM, COMO JESUS DISSE.


SATANALOGIA - A DOUTRINA DE SATANÁS

I - A EXISTÊNCIA DE SATANÁS

A.O Ensino das Escrituras. A existência de Satanás é ensinada em sete livros do Antigo Testamento, e por todos os autores do Novo Testamento.

B. O Ensino de Cristo. Ele reconheceu e ensinou a existência de Satanás (Mateus 13:39; Lucas 10:18; 11:18).

II - A PERSONALIDADE DE SATANÁS



A. Ele possui Intelecto - (2 Coríntios 11:3 - Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos, e se apartem da simplicidade, em que há em Cristo). Neste versículo podemos ver que satanás é esperto conseguiu enganar a Eva, mas não conseguiu enganar nunca a Jesus Cristo.



B. Ele tem emoções - (Apocalipse 12:17 - Então o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus). Aqui ele fica nervoso, sente forte ira.



C. Ele tem vontade - (2 Timóteo 2:26 - E que se desprendam dos laços do diabo, por quem haviam sido presos, para cumprirem a vontade de Deus). Ele só teve vontade de ficar com os Filhos de Deus presos, pois aqueles que guardam a Palavra de Deus, esses Deus vela(cuida).



D. Ele é tratado como pessoa moralmente responsável - (Mateus 25:41 - Então dirá também aos que estiverem a sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos). Ele, é esperto, engana a muitos como falso profeta, mas Deus ele não consegue enganar e o seu destino é o lago de fogo.



E. Pronomes pessoais são usados para descrevê-lo - (Jó 1 inteiro).



III - AS DESIGNAÇÕES DE SATANÁS

A: Nomes



Satanás (adversário) 

Diabo (difamador)

Lúcifer (filho da alva)

Belzebu - Mateus 12:24 -(Príncipe dos demônios)

Belial - 2 Coríntios 6:15 - (Infiel)



B.    Títulos



Maligno - (1 João 5:19 - Sabemos que somos de Deus, e que o mundo jaz do maligno).

Tentador - (1 Tessalonicenses 3:5 - Portanto, não podendo eu também esperar mais, mandei-o saber da vossa fé, temendo que o tentador vos tentasse, e o nosso trabalho viesse a ser inútil).

Príncipe deste mundo - (João 12:31 - Agora é o tempo do juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo).

Deus deste século - (2 Coríntios 4:4 - Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandecesse a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus).

Príncipe da potestade do ar - (Efésios 2:2 - Nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência).



Acusador de nossos irmãos - (Apocalipse 12:10 - Então ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força , e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo. Pois já o acusador de nossos irmãos foi lançado fora, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite).



C:Representações

Serpente - (Apocalipse 12:9 - E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, que engana a todo mundo. Ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele).

Dragão - (Apocalipse 12:3 - Viu-se também outro sinal no céu: um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas).

Anjo de luz - (2 Coríntios 11:14 - E não é de se admirar, pois o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. 

IV - A NATUREZA DE SATANÁS

A.    Seu caráter

Ele é uma criatura, e pertencia à ordem angelical dos querubins - (Ezequiel 28:14 - Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; estavas no monte santo de Deus, andavas entre as pedras afogueadas). Ele é um ser espiritual - (Efésios 6:11,12 - Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firme contra as astutas ciladas do diabo. Pois não temos que lutar contra a carne e o sangue, e, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os poderes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestes). Ele era a mais exaltada das criaturas angelicais - (Ezequiel 28:12 - Tu és o selo da perfeição, cheio de sabedoria, e perfeito em formosura).

B.    Traços de sua personalidade

Ele é homicida, mentiroso - (João 8:44 - Vós pertenceis ao vosso pai, o diabo, e quereis executar o desejo dele. Ele foi homicida desde o principio, e não se firmou na verdade, pois não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, pois é mentiroso e pai da mentira). Ele é um pecador contumaz - (1 João 3:8 - Quem comete pecado é do diabo, porque o diabo peca desde o principio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo). Ele é um acusador - (Apocalipse 12:10 - Então ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força , e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo. Pois já o acusador de nossos irmãos foi lançado fora, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite). Ele é um adversário - (1 Pedro 5:8 - Sede sóbrios, vigiai. O  vosso adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como um leão, buscando a quem possa tragar).

C.    Sua limitações

Ele é uma criatura e, portanto, não é nem onisciente nem infinito.Sua ação pode ser resistida pelo crente - (Tiago 4:7 - Sujeita-vos, pois, a Deus. Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós). Deus impõe limites a ele - (Jó 1:12 - Disse o Senhor a Satanás: Muito bem, tudo o que ele tem está no teu poder, mas somente contra ele não estendas a mão. Então Satanás saiu da presença do Senhor).

V - O ESTADO ORIGINAL E A QUEDA DE SATANÁS

Os privilégios de Satanás - (Ezequiel 28:11 ao 15 - Veio a mim a palavra do Senhor: Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus: Tu és o selo da perfeição, cheio de sabedoria, e perfeito em formosura. Estavas no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda. Os teus engastes e ornamentos eram feitos de ouro; no dia que em que foste criado foram eles preparados. Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; estavas no monte santo de Deus, andavas entre as pedras afogueadas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti).

O pecado de Satanás - (Isaias 14:12 ao 20 - Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte. Subirei acima das mais altas nuvens; serei semelhante ao Altíssimo. Mas serás levado à cova, ao mais profundo do abismo. Os que te virem te contemplarão. Considerar-te-ão, e dirão: É este o homem que fazia estremecer a terra, e que fazia tremer os reinos? Que punha o mundo como um deserto, e assolava as suas cidades? Que a seus cativos não deixava voltar soltos para suas casa? Todos os reis das nações, todos eles, jazem com honra, cada um no seu túmulo. Mas tu és lançado da tua sepultura, como um renovo abominável, coberto de mortos atravessados à espada, como os que descem às pedras da cova, como o cadáver pisado. Com eles não te reunirás na sepultura, pois destruíste a tua terra e mataste o teu povo. A descendência dos malignos não será nomeada para sempre).

A punição de Satanás - (Ezequiel 28:16 ao 19 - Na multiplicação do teu comércio se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei profanado fora do monte de Deus, e te farei perecer, ó querubim protetor, entre pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria, por causa do teu resplendor. Por terra te lancei, diante de reis te pus, para que te contemplem. Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários. Eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo que te consumiu, e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te contemplam. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; chegaste a um fim horrível e não mais existirás).

VI - OS JUÍZOS CONTRA SATANÁS

Expulso de sua posição original no céu - (Ezequiel 28:16 - Na multiplicação do teu comércio se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei profanado fora do monte de Deus, e te farei perecer, ó querubim protetor, entre pedras afogueadas). Julgamento pronunciado no éden - (Gênesis 3:14 e 15 - Disse, pois, o Senhor Deus à serpente: Porque fizeste isto, maldita és entre todos os animais domésticos, e entre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e o seu descendente; este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar).

Julgado na Cruz - (João 12:31 - Agora é o tempo do juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo). Expulso dos Céus na metade da tribulação - (Apocalipse 12:13 - Quando o dragão se viu lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho varão). Preso no abismo no início do milênio - (Apocalipse 20:2 - Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos).  Lançado ao lago de fogo ao fim do milênio - (Apocalipse 20:10 - E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre,onde estão a besta e o falso profeta. De dia e de noite serão atormentados para todo o sempre).

VII - A ATUAÇÃO DE SATANÁS

A.    Em relação à obra redentora de Cristo

Predição de conflito - (Gênesis 3:15 - E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e o seu descendente; este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar).

Na tentação de Cristo - (Mateus 4:1 ao 11 - Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Depois de jejuar por quarenta dias e quarenta noites, teve fome. O tentador chegou-se a Ele e disse: Se tu és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Respondeu Jesus: Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Então o diabo o levou à cidade santa e o colocou sobre o pináculo do templo. E lhe disse: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo. Pois está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e eles te tomarão nas mãos, para que não tropeces nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Levou-o novamente o diabo a um monte muito alto, e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor. E lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então Jesus lhe disse: Vai-te, Satanás! pois está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás. Então o diabo o deixou, e chegaram os anjos e o serviram).

Satanás usou várias pessoas para tentar boicotar a obra de Cristo - (Mateus 2:16 - E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és o menor entre os governantes de Judá; pois de ti sairá um guia que apascentará o meu povo, Israel).(João 8:44 - Vós pertenceis ao vosso pai, o diabo, e quereis executar o desejo dele. Ele foi homicida desde o principio, e não se firmou na verdade, pois não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, pois é mentiroso e pai da mentira).( Mateus 16:23 - Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás! Tu me serves de pedra de tropeço; não compreendes as coisas que são de Deus, e, sim as que são dos homens).  Ele possuiu o corpo de Judas para a traição - (João 13:27 - Assim que Judas tomou o pão, entrou nele Satanás. Disse-lhe Jesus: O que estás prestes a fazer, faze-o depressa).

B.    Em relação às nações

Ele agora as engana - (Apocalipse 20:3 - Lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações, até que os mil anos se completassem. Depois disto é necessário que seja solto, por um pouco de tempo). Ele as reunirá para a batalha de armagedom - (Apocalipse 16:13 e 14 - Então vi três espíritos imundos, semelhantes a rãs, saírem da boca do dragão, da boca da besta e da boca do falso profeta. São espíritos de demônios, que operam sinais, e vão ao encontro dos reis de todo o mundo, a fim de congregá-los para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-poderoso). 

C.    Em relação aos descrentes

Ele cega seus entendimentos - (2 Coríntios 4:4 - Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus). Ele arrebata a palavra de seus corações - (Lucas 8:12 - Os que estão à beira do caminho são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo). Ele usa homens para se opor à obra de Deus - (Apocalipse 2:13 - Sei onde habitas, que é onde está o trono de Satanás. Contudo, reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, mesmo nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita). 

D.    Em relação ao Crente

Ele o tenta a mentir - (Atos 5:3 - Disse então Pedro: Ananias, porque encheu Satanás o teu coração, para que mentisse ao Espírito Santo, retendo parte do preço da propriedade?).

Ele acusa e difama o crente - (Apocalipse 12:10 - Então ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força,  e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo. Pois já o acusador de nossos irmãos foi lançado fora, o qual diante de nosso Deus os acusava de dia e de noite).

Ele dificulta o seu trabalho - (1 Tessalonicenses 2:18 - Por isto quisemos ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, não somente uma vez, mas duas, e Satanás nos impediu).

Ele se vale de demônios para tentar derrotá-lo - (Efésios 6:11 e 12 - Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Pois não temos de lutar contra a carne e o sangue, e, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os poderes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestes).

Ele tenta à imoralidade - (1 Coríntios 7:5 - Não vos defraudeis um ao outro, senão  por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes à vossa oração. Depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência).

Ele semeia o joio entre os crentes - (Mateus 13:38 e 39 - O campo é o mundo, e a boa semente sãos os filhos do reino. O joio são os filhos do maligno, e o inimigo que o semeou é o diabo. A ceifa é o fim do mundo, e os ceifeiros são os anjos).

Ele incita perseguições contra os crentes - (Apocalipse 2:10 - Não temas as coisas que estás para sofrer. Escutai: o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais provados, e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida).

VIII - A DEFESA DO CRENTE CONTRA SATANÁS

A atual obra intercessora de Cristo - (João 17:15 - Não peço que os tire do mundo, mas que os guarde do mal).

O plano de Deus pode incluir usar Satanás para propósitos benéficos na vida do crente - (2 Coríntios 12:7 - E, para que não me exaltasse pelas excelências das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar).

O crente nunca deve falar de Satanás com desprezo - (Judas 8 e 9 - Contudo, semelhantemente também estes falsos mestres, sonhando, contaminam a sua carne, rejeitam toda a autoridade, e blasfemam das dignidades. Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: O Senhor te repreenda).

O crente deve estar sempre vigilante - (1 Pedro 5:8 - Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como um leão, buscando a quem possa tragar).

O crente deve resistir a Satanás - (Tiago 4:7 - Sujeitai-vos, pois, a Deus. Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós).

O crente deve usar sua armadura -(Efésios 6:11 ao 18 - Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firme contra as astutas ciladas do diabo. Pois não temos que lutar contra a carne e o sangue, e, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os poderes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus; para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firme. Estai, pois, firmes, tendo cingido os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçados os pés na preparação do evangelho da paz, tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. E orai em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito. Vigiai nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos).




Nenhum comentário: