COMUNIDADE CRISTA PAZ E VIDA SEDE TABOÃO DA SERRA- ESTRADA BENEDITO CESARIO DE OLIVEIRA 630 TEL 0XX11-4139-3545 whatsapp(11)94777-2854

domingo, 14 de novembro de 2010

BEZALEL: UMA VIDA À SOMBRA DE DEUS – ÊXODO 38 : 22

No Capítulo 36 aprendemos como aquele povo de Israel, apesar de todos os seus defeitos e pecados, foi ativo no trabalho do SENHOR. Bezalel foi habilitado por Deus, treinou uma equipe e todos trabalharam com dedicação total para a confecção do Tabernáculo.
No Capítulo 37, da semana passada, vimos como Bezalel exerceu uma liderança bíblica. Apesar de ser o chefe das manufaturas e ter uma grande e disposta equipe, ele fez, e fez muita coisa, quase tudo. Não ficou só no comando, ele pegou no "breu". Uma lição tremenda do que seja uma liderança bíblica!
Agora, no Capítulo 38, vamos nos despedir de Bezalel, aprendendo mais uma lição de vida com aquele servo do SENHOR que viveu realmente à sombra de Deus (este é o significado do seu nome):
I – BEZALEL NÃO FICAVA PELA METADE EM SUAS RESPONSABILIDADES – Vs. 22 A
"Fez Bezalel tudo ..."
TUDO quanto Deus tinha ordenado ele fazer ele fez! O Roberto tem uma maneira engraçada de demonstrar o inverso disso: Na igreja há muito iniciativa, mas pouco acabativa". Ou seja, as pessoas não terminam, não concluem, não vão até o fim naquilo que começaram. Às vezes não passamos de "empolgados"!
O mundo diz que melhor é o começo (nas empolgações do namoro, do casamento, das amizades, dos projetos e sonhos), mas a Bíblia diz que muito melhor é o fim (Eclesiastes 7:8-10). Melhor é chegar até o fim da vida no casamento, melhor é ser perseverante nas coisas e ir até o fim!
II – BEZALEL FEZ BEM FEITO O QUE LHE FOI CONFIADO- Vs. 22 B
"Fez Bezalel tudo quanto o SENHOR ordenara..."
Não é só concluir as coisas. Ele fez muito mais do que isso, ele fez bem feito. Foi obra de artista. Ele seguiu o conselho de Eclesiastes 9:10. Recebeu a repreensão de 10:18. E foi obediente à instrução de 11:6! Os diplomas acadêmicos dos EUA podem ser dados de forma simples, ou com as inscrições douradas CUM LAUDE ou SUMMA CUM LAUDE ("Com Louvor!" Ou "Com Muito Louvor!). O que você gostaria que viesse escrito no seu diploma?
III – BEZALEL PERMANECEU FIEL À SUA POSIÇÃO - Vs. 22 C
"Fez Bezalel tudo quanto o SENHOR ordenara a Moisés"
Mesmo com todos os seus talentos, qualidades e realizações, Bezalel reconhecia a sua posição diante de Deus. Ele era o mestre de obras, o chefe da produção, o artista-mor, mas não era o arquiteto. Este era Moisés. Bezalel fez o que o SENHOR ordenava a Moisés. Conhecer nossas limitações e as fronteiras de nossa responsabilidade e autoridade, estabelecidas por Deus, é uma grande sabedoria, e nos evita muito problemas. Se vamos crescer, é melhor esperar no SENHOR. Como Josué que teve que esperar que Moisés morresse para liderar Israel. Até isso Bezalel nos ensina! Vamos aprender?
AOLIABE, tenda de meu pai
BEZALEL, hebraico: na sombra de Deus

Nenhum comentário: